Câncer de Mama. Por que eu?

Quando recebi o diagnóstico de câncer de mama, desacreditei, a final eu estava me sentindo tão bem. Mas não adiantava negar, o nome no laudo era o meu. A principio não entendia o que estava acontecendo, a minha rotina repleta de viagens, clientes e treinamentos foi substituída por uma série imensa de exames, que compunham algo chamado “estadiamento”. Deixei de ser coach, executiva ou professora, para me tornar “apenas paciente”. Antes mesmo de perder a parte mais feminina do meu corpo ou meus cabelos, a imagem que eu tinha de mim, já estava se desfazendo. E, naquele momento, eu não tinha ideia o quanto essa imagem ainda iria se transformar…
Entre um exame e outro a pergunta que surgia em minha mente era: “Por que eu? O que eu fiz para merecer passar por isso?” E o pior, era que minha cabeça estava tão louca, que mesto trabalhando com psicologia positiva e sendo uma pessoa feliz, encontrava algumas respostas. Claro que nenhuma delas me convencia, até que em uma consulta a pergunta, que até o momento só martirizava a mim, se verbalizou para minha mastologista. Ela me olhou nos olhos e disse: não existe porquê. O câncer de mama acontece porque envelhecemos e somos mulheres. Sua voz era firme e, exatamente, como tudo que ela me dizia, refletia muito estudo e amorosidade.
Essas palavras acalmaram meu coração, que cheio de tantos amores e receios, naquele momento se livrou da culpa, dando espaço a ressignificação.
Culpa é um sentimento dolorido. Todos já sentimos culpa na vida, somos humanos e imperfeitos. Ela nos ensina a sermos mais generosos com as outras pessoas e com a gente mesma. Agora culpa não dá câncer, assim como a positividade não cura o câncer.
Conhecer como as emoções e sentimentos refletem em nossos corações nos ajudam a caminhar de maneira mais estratégia e engajada com aquilo que realmente importa.
Que tal tirar a culpa dessa jornada?
Ah, quanto a minha imagem, ela continua se transformando, e quanto mais me conheço, mais entendo que me amar, me exime de concorrência, pois não existe outra pessoa igual a mim.

Receba esse carinho.

Compartilhe

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao clicar no botão ao lado e continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade